Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico, inclusive o de TI (Tecnologia da Informação), representa um salto muito importante na área das análises clínicas. Os recursos utilizados pelos laboratórios de ponta demonstram um avanço significativo nas questões de segurança e agilidade nos processos que vão do cadastro do paciente à forma de entrega dos resultados.

À frente desse processo, o LABORATÓRIO MULTIANÁLISES, investe pesado em tecnologia, o que, além de contribuir para que a região de Cruz Alta se fortaleça como referência em análises clínicas, significa que seus pacientes têm acesso a recursos encontrados apenas em grandes centros.

Na automação laboratorial, que são os equipamentos tecnológicos de alta precisão utilizados pelos bioquímicos para preparação e análise das amostras, o MULTIANÁLISES adquiriu 5 novos aparelhos; entre os mais avançadas nas suas especificidades:

- Na área de Hematologia = Sysmex XS-1000i. A Sysmex é a empresa líder no mercado diagnóstico desenvolvendo produtos e soluções nos segmentos de hematologia, uroanálise e coagulação para laboratórios em todo o mundo. O XS-1000i fornece resultados rápidos e confiáveis a partir de um pequeno volume de amostra. Utiliza a tecnologia de Citometria de Fluxo Fluorescente, que melhora a eficiência no diagnóstico.

- Na área de Bioquímica = EOS Bravo Forte Plus. Além da excepcional confiabilidade, realiza mais de 300 testes em uma hora;

- Provas de Coagulação = Coagulômetro HUMACLOT JUNIOR, da HUMAN. Coagulômetro ótico monocanal para a determinação dos parâmetros básicos do segundo estágio da hemostasia (cascata da coagulação) em plasma citratado. Podem ser realizados também testes de coagulação com a formação de fibrina como ponto final e o teste imunoturbidimétricos, como o D.Dímero quantitativo.

- Analisador de Eletrólitos NA, K, Ca = SELECTION, da Prodimol.

- Na área de Imunologia = ELECSYS 2010. Seu sistema de detecção é baseado no conceito da Eletroquimioluminescência (método de maior precisão), que permite um ganho extraordinário de sensibilidade e amplitude na faixa de medição.

Importante ressaltar também o recente investimento do Laboratório em TI: a TECNOLOGIA DE INTERFACEAMENTO.

O Laboratório Multianálises implantou, a partir de novembro de 2010, como uma atitude pioneira na região, o interfaceamento dos aparelhos utilizados para a realização de exames (Sistema JALIS de Interfaceamento). Esse procedimento permite a troca digital de informações entre os equipamentos de automação laboratorial e o LIS (software de informação utilizado pelo laboratório) sem a necessidade da interferência humana (como ocorre na grande maioria dos laboratórios). Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a probabilidade nula de erros de digitação de resultados, já que essa etapa se torna desnecessária. Segundo o Bioquímico Ricardo Pereira Winckler, um dos diretores-proprietários do Multianálises, “o tempo do processo é reduzido, a produtividade, juntamente com a precisão, aumenta e a segurança para o paciente se torna ainda maior”.

As principais vantagens do Interfaceamento são:

- SEGURANÇA pelo fim definitivo da possibilidade de erro durante a transcrição dos dados dos equipamentos de automação laboratorial para o arquivo de impressão dos resultados dos exames; importante destacar que o sistema gera um CÓDIGO DE BARRAS que identifica a amostra do paciente. Assim, os aparelhos reconhecem com precisão cada amostra e enviam os resultados para o sistema com total segurança;

- Maior AGILIDADE na entrega dos exames - até 40% mais rápido. Conforme os resultados saem dos aparelhos e recebem o “ok” do profissional responsável, são automaticamente lançados no sistema JALIS; a partir desse momento já estão à disposição do médico e do paciente, tanto na internet (no site www.multianalises.com) como em qualquer Unidade de Atendimento do Multianálises;

- LIBERDADE para o bioquímico se concentrar em atividades onde sua atenção é realmente fundamental, eliminando etapas que passam a ser desnecessárias;

- Maior PRECISÃO para os médicos poderem avaliar e decidir sobre o tratamento mais adequado;

- CONFIABILIDADE - como os Equipamentos de Automação identificam as amostras por código de barras, não há a possibilidade de troca de amostras na realização das análises;

- VISUALIZAÇÃO dos resultados pela internet ou nas unidades de atendimento no exato momento em que os mesmos foram liberados pelo sistema.

Com toda essa tecnologia, o Laboratório Multianálises possibilita que seus pacientes tenham acesso ao que existe de mais moderno, seguro e ágil, garantindo assim resultados altamente satisfatórios, tanto para o próprio laboratório, que reconhece a importância da qualidade de seus serviços, quanto para o paciente e seu médico, que encontram, através desses recursos, o melhor caminho para a recuperação da saúde.