Motoristas Profissionais e os exames toxicológicos obrigatórios

Desde o dia 2 de março de 2016, o Laboratório Multianálises vem recebendo motoristas profissionais que buscam realizar com agilidade e precisão os exames toxicológicos exigidos pelo Contran.

Para quem ainda não está por dentro do assunto, nesse dia entrou em vigor a Resolução 517, criada pelo Conselho Nacional de Trânsito, que exige de motoristas de caminhões, ônibus e vans a apresentação de exames toxicológicos de larga janela de detecção, juntamente com os demais exames médicos obrigatórios, como condição para obter ou renovar a carteira de habilitação nas categorias C, D e E.

O teste de drogas deve ser realizado a partir de amostras de queratina (cabelo, pelos ou unhas), e tem validade de 30 dias, a partir da data de sua expedição. A análise no cabelo indica a presença de vestígios de álcool, maconha, cocaína e crack, por exemplo, e fornece uma visão do uso ou abstinência dessas substâncias por um período de meses ou até anos. Para obter um resultado negativo na análise, o candidato precisa se abster pelo período de, pelo menos, três meses, o que é difícil para usuários habituais ou dependentes químicos.

Esperamos você para agilizarmos o seu exame.